Confira dez obras que tratam do universo lúdico infantil e da temática racial para os pequenos.

Livros para inspirar crianças negras

texto original: JUCA GUIMARÃES POR:  fERNANDA ROSÁRIO
colagem: I'SIS ALMEIDA/ALMA PRETA

Livros infantis que desenvolvem a temática da negritude e reforçam o amor próprio e a autoestima das crianças negras cumprem um papel importante para inspirar o empoderamento dos pequenos e combater o racismo.

foto: Suad Kamardeen/Unsplash

Dentro da busca por uma representatividade, as ilustrações são muito importantes para os livros infantis porque constroem os cenários das narrativas e ajudam a formar o modo como as crianças entendem o mundo. Confira uma lista de livros desse mundo:

foto: NappyStock/Nappy

#1 "Tâmara e Tamarindo - Na Terra das Coisas e das Pessoas Doces" (André Lúcio Bento, ilustração da Bruna Hermínio)

reprodução: editora telha

“É um livro sobre as misturas da vida. Quis oferecer uma grande metáfora, com linguagem simples, para contribuir com o debate em torno das pluralidades”.

- andré lúcio bena, autor
do livro

#2 "As Brincadeiras Africanas de Weza" (Sheila Perina de Souza e Coletivo Luderê Afro Lúdico, ilustrações de Whitney Machado). Em suas aventuras por países do continente africano, a menina brasileira Weza descobriu brincadeiras, línguas, tradições e fez muitas amizades.

Reprodução: kitabu

#3 "Meu Crespo é de Rainha" (bell hooks, ilustração de Chris Raschka). → Publicado originalmente em 1999 em forma de poema rimado e ilustrado, essa delicada obra apresenta às meninas brasileiras diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa.

Reprodução: amazon

#4 "O Black Power de Akin" (Kiusam de Oliveira, ilustração de Rodrigo Andrade) → O sábio avô Dito, com a força das histórias da ancestralidade, leva o neto Akin a recuperar a autoestima. Confiante, Akin ergue seu cabelo black power e sente-se um príncipe.

Reprodução: amazon

#5 "A vida não me assusta" (Maya Angelou, ilustração de Jean-Michel Basquiat) →  Pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida.

Reprodução: amazon

#6 "O Pequeno Príncipe Preto" (Rodrigo França, ilustração de Juliana Barbosa) → Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia.

Reprodução: amazon

#7 "Amoras" (Emicida, ilustração de Aldo Fabrini) → Em seu primeiro livro infantil, Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo.

Reprodução: COMPANHIA DAS LETRAS

#8 “O mundo no black power de Tayó” (Kiusam de Oliveira, ilustração da Taisa Borges) → Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas.

Reprodução: AMAZON

#9 "Princesas Negras" (Edileuza Penha de Souza e Ariane Celestino Meireles, ilustração de Juba Rodrigues) →  As princesas negras estão nas escolas, nas universidades e em diversos postos de trabalho. São inteligentes e especiais, com seus cabelos crespos e sua ancestralidade.

Reprodução: MALÊ

#10 "Meninas Negras" (Madu Costa, ilustração de Rubem Filho) →  A história fala da vida e dos sonhos de três meninas negras, que respeitam sua ancestralidade africana.

Reprodução: amazon
Alma Preta
Suad Kamardeen
NappyStock
Editora Telha
Malê
Kitabu
Companhia das Letras
Amazon

DESIGN

IMAGENS

TEXTOS

I'sis Almeida Fernanda Rosário
Juca Guimarães

CONHEÇA MAIS
HISTÓRIAS PRETAS

BLACKSTORIES