Livros infantis que desenvolvem a temática da negritude e reforçam o amor próprio e a autoestima das crianças negras cumprem um papel importante para inspirar o empoderamento dos pequenos e combater o racismo.
foto: Suad Kamardeen/Unsplash
Dentro da busca por uma representatividade, as ilustrações são muito importantes para os livros infantis porque constroem os cenários das narrativas e ajudam a formar o modo como as crianças entendem o mundo. Confira uma lista de livros desse mundo:
foto: NappyStock/Nappy
#1 "Tâmara e Tamarindo - Na Terra das Coisas e das Pessoas Doces" (André Lúcio Bento, ilustração da Bruna Hermínio)
reprodução: editora telha
“É um livro sobre as misturas da vida. Quis oferecer uma grande metáfora, com linguagem simples, para contribuir com o debate em torno das pluralidades”.
- andré lúcio bena, autor do livro
#2 "As Brincadeiras Africanas de Weza" (Sheila Perina de Souza e Coletivo Luderê Afro Lúdico, ilustrações de Whitney Machado). → Em suas aventuras por países do continente africano, a menina brasileira Weza descobriu brincadeiras, línguas, tradições e fez muitas amizades.
Reprodução: kitabu
#3 "Meu Crespo é de Rainha" (bell hooks, ilustração de Chris Raschka). → Publicado originalmente em 1999 em forma de poema rimado e ilustrado, essa delicada obra apresenta às meninas brasileiras diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa.
Reprodução: amazon
#4 "O Black Power de Akin" (Kiusam de Oliveira, ilustração de Rodrigo Andrade) → O sábio avô Dito, com a força das histórias da ancestralidade, leva o neto Akin a recuperar a autoestima. Confiante, Akin ergue seu cabelo black power e sente-se um príncipe.
Reprodução: amazon
#5 "A vida não me assusta" (Maya Angelou, ilustração de Jean-Michel Basquiat) → Pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida.
Reprodução: amazon
#6 "O Pequeno Príncipe Preto" (Rodrigo França, ilustração de Juliana Barbosa) → Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia.
Reprodução: amazon
#7 "Amoras" (Emicida, ilustração de Aldo Fabrini) → Em seu primeiro livro infantil, Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo.
Reprodução: COMPANHIA DAS LETRAS
#8 “O mundo no black power de Tayó” (Kiusam de Oliveira, ilustração da Taisa Borges) → Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas.
Reprodução: AMAZON
#9 "Princesas Negras" (Edileuza Penha de Souza e Ariane Celestino Meireles, ilustração de Juba Rodrigues) → As princesas negras estão nas escolas, nas universidades e em diversos postos de trabalho. São inteligentes e especiais, com seus cabelos crespos e sua ancestralidade.
Reprodução: MALÊ
#10 "Meninas Negras" (Madu Costa, ilustração de Rubem Filho) → A história fala da vida e dos sonhos de três meninas negras, que respeitam sua ancestralidade africana.
Reprodução: amazon
Alma Preta Suad Kamardeen NappyStock Editora Telha Malê Kitabu Companhia das Letras Amazon