Do seu vizinho ao presidente, ninguém está livre do julgamento

CANCELAMENTO?

texto original: flávia ribeiro POR:  Giovanne ramos

QUEM TEM MEDO DO

colagem: i'sis almeida/alma preta

Para quem não está familiarizado com o termo, o cancelamento é um fenômeno que nasceu na internet e faz dos usuários de redes sociais um "tribunal" que julga e “exclui” uma determinada pessoa da sociedade.

Foto: Reprodução/Instagram

O cancelamento de uma pessoa está ligado a um comportamento não tolerado socialmente. Esse comportamento pode ser uma fala, ação e até mesmo intenção. Basta ser considerada errada.

Foto: Reprodução/TV GLOBO

E as pessoas que cancelam? Bom, as pessoas que estão na posição de "canceladoras" acreditam que em nenhuma hipótese reproduziria o comportamento que está cancelado. Elas são perfeitas.

Crédito: Marcello Peschiera

As consequências de um cancelamento podem ser inúmeras. Em caso de uma celebridade ou pessoa pública e, dependendo do motivo, pode ser o fim de uma carreira ou trajetória.

foto/reprodução

Vale destacar, que os sujeitos repreendidos raramente têm a oportunidade de se explicar. A ideia de uma redenção não é bem aceita. Alguns são julgados por comentários e atitudes de anos atrás.

crédito: wAGNER

Mas nem tudo é definitivo. Uma pessoa que é excluída socialmente pelo cancelamento pode ser aceita novamente por um grupo social se provar que houve reflexões, mudanças e que não repetirá o erro.

Foto: Reprodução/TV GLOBO

Por vezes, isso ocorre por diferenças de opiniões. Um lado que critica está "certo" e o que é criticado está "errado"’ em suas atitudes. Mas nem sempre as punições são justas
ou injustas.

FOTO/REPRODUÇÃO

No início de 2020, o diretor Woody Allen foi acusado de abusar sexualmente de sua filha adotiva Dylan Farrow quando ela tinha sete anos de idade. Ele negou a acusação na época.

FOTO/REPRODUÇÃO

Ainda assim, após críticas nas redes sociais e dos funcionários, a editora Hachette cancelou a publicação da autobiografia do diretor. Ele também perdeu um contrato estimado em US$68 milhões com a Amazon.

FOTO/REPRODUÇÃO

No Brasil, temos o caso de Gabriela Pugliesi, que sofreu cancelamento por ter feito uma festa e receber convidados em sua casa, durante um período de restrições de aglomerações devido ao surto
da Covid-19.

FOTO/REPRODUÇÃO

A influencer chegou a pedir desculpas e suspender a própria conta no Instagram. Perdeu cerca de R$3 milhões em contratos publicitários. Mas tempos depois, seguiu com o estilo de vida.

vídeo/reprodução: Instagram

Uma polêmica que envolve o cancelamento, é a questão das pessoas negras. Os impactos e ataques às pessoas negras são mais violentos, fruto de uma antipatia natural devido ao racismo.

FOTO/REPRODUÇÃO

O deslize de uma pessoa negra se torna o motivo que os racistas esperavam para poder despejar todo o ódio reprimido e se soma com ataques de outros negros querendo se dissociar.

FOTO/REPRODUÇÃO

E uma pergunta que é sempre levantada: o cancelamento é um método punitivo correto? Há quem diga que apontar o dedo é sempre mais fácil para o erro dos outros. Quem tem o direito ao perdão?

Foto: Reprodução/TV GLOBO

DESIGN

IMAGENS

TEXTOS

I'sis Almeida Alma Preta
Wagner
TV Globo
Giovanne Ramos
Flávia Ribeiro

CONHEÇA MAIS
HISTÓRIAS PRETAS

BLACKSTORIES