As religiões e cultos acabam por sofrer mudanças em suas estruturas ao longo do tempo, sobretudo influenciadas pelas transformações da sociedade, o que pode levar ao sincretismo.

Sincretismo religioso

texto original: caroline nunes por: fernanda rosário
colagem: i'sis almeida/alma preta

O fenômeno ocorre quando as doutrinas podem incorporar manifestações e crenças de outras religiões, porém, sem deixar suas características básicas originais.

foto: José Luiz Soares

No entanto, a Doutora em Ciência da Religião Cláudia Alexandre explica que há equívocos na interpretação do que vem a ser sincretismo religioso, em especial, quando relacionado aos cultos africanos.

foto: Douglas Ribeiro/Unsplash
- cláudia alexandre

“Politicamente, o termo sincretismo remete à opressão, demonização, violência e dominação”.

Reprodução: AnaStpaul

A doutora ressalta que o sincretismo é um fenômeno social. Embora no Brasil seja associado diretamente ao contexto das religiões brasileiras ou de matrizes africanas, o fenômeno ocorre em todas as religiões.

foto:  Paulo Castagna/Wikimedia Commons
- Daniel Pereira, Babalorixá 

“Quando nossos ancestrais foram trazidos à força, foram obrigados a adotar a fé do colonizador. Mesmo assim, deram um jeito de praticar seus costumes e crenças”

FOTO: Johann Moritz Rugendas

Daniel pondera ainda que, como o povo escravizado recebia a religião cristã compulsoriamente, era necessário esconder ou disfarçar suas práticas religiosas.

foto: Douglas Ribeiro/Unsplash
- DANIEL PEREIRA

“Dessa forma, inteligentemente, fingiram adotar os santos católicos mas, na verdade, seguiram cultuando as divindades africanas”.

youtube alma preta
- CLÁUDIA ALEXANDRE

“O exemplo mais conhecido foi o de associar os santos católicos aos orixás. Vale dizer que esse ‘jogo’ representava muito mais resistência do que transformar uma coisa na outra”.

 Reprodução: Conhecimento científico

O babalorixá Daniel ressalta que, neste ponto, é importante separar o Candomblé da Umbanda. Segundo ele, a segunda é uma religião brasileira sincrética em sua essência, o que a diferencia do Candomblé.

 Reprodução: Portal Educação

- DANIEL PEREIRA

“O culto da umbanda aglutina elementos do cristianismo católico, do candomblé, pois as sete linhas são regidas pelos orixás, e também indígenas, com o culto aos caboclos”.

 Divulgação: CEANSG

Já o candomblé brasileiro seria a união de diversos cultos praticados em África, formado a partir do culto implementado por 3 mulheres africanas: Iyá Detá, Iyá Kalá e Iyá Nasó Oká.

 Reprodução: Segredos do Mundo



Para Daniel, é necessário compreender a importância do sincretismo religioso como forma de resistência na época do Brasil Colônia, mas o sacerdote acredita que isso não é mais necessário no candomblé atual.

 Reprodução: Segredos do Mundo



Cláudia Alexandre salienta que o sincretismo religioso é um dos fenômenos que sempre vai apontar para um período não superado do processo histórico brasileiro: a escravidão.

FOTO: James Richard




Portanto, segundo ela, dentre os mecanismos de dominação utilizados para subjugar a população negra está a demonização das práticas tradicionais dos povos africanos.

REPRODUÇÃO: AGÊNCIA BRASIL




Daniel destaca que falas como "orixá é energia" e "orixá tem a cor que eu quiser" trazem em si um componente racista forte. É afirmar que a divindade é do jeito que o colonizador quer para cultuá-la.

FOTO:  “Elegbara”, de João Makray





Um exemplo do que o líder religioso diz é a figura de Yemanjá, personificada como mulher branca, de cabelos lisos e longos. No entanto, “se Yemanjá é orixá, não há nenhuma dúvida: Yemanjá é negra” - Claudia.

Reprodução: Wikimedia Commons






Daniel finaliza dizendo que é necessária a retomada da consciência racial e a descolonização das mentes dos candomblecistas para evitar que, a partir do sincretismo, o racismo desestruture o culto aos orixás.

Reprodução: Carta Capital







DESIGN

IMAGENS

TEXTOS

I'sis Almeida Alma Preta
AnaStpaul
Conhecimento científico
Portal Educação
CEANSG
Segredos do Mundo
Agência Brasil
Carta Capital
e mais
Caroline Nunes
Fernanda Rosário

CONHEÇA MAIS
HISTÓRIAS PRETAS

BLACKSTORIES